Visualizações

domingo, 28 de março de 2010

E quanto mais eu leio mais dúvidas aparecem...

Pesquisas, leituras, blogs de outras grávidas (que ajudam mas também atrapalham), revistas como Pais & Filhos (que nunca imaginei que leria) e ai, quanto mais eu leio para tentar saber como as coisas estão evoluindo, mais dúvidas começam a me assombrar...

Resultado: preciso ir no meu novo médico urgentemente (e ele me marcou pro dia 12/04)...

Então... todo mundo me pergunta o tempo todo “você está com quanto tempo?” essa pergunta, desde ontem, começou a me assombrar... Meu Deus, como é que se faz exatamente essa conta? Quando saiu o resultado do exame deu “entre 5 e 6 semanas” e ai, como é que eu faço para saber se eram 5 ou 6 semanas? E esse exame, será que ele é tão exato assim? Mas vem cá... se são 6 semanas, por que é que o médico (que eu não gostei) me disse que a provável data do parto será entre 1 e 3 de novembro?

Deu para perceber que a coisa anda confusa néh?! Optei então por mais pesquisas, e ai foi quando eu me perdi no mundo cibernético que além de não solucionar 100% essa duvida inicial, me trouxe várias outras... Fiquei sabendo então que existem duas “idades” para uma gravidez... uma delas é a gestacional e a outra é a embrionária... e descobri também que em geral a embrionária tem, em média, 2 semanas menos que a gestacional (preciso urgentemente ver o médico, isso está me deixando desequilibrada).

Começarei tentando entender essa previsão:



A tal da idade gestacional é o tempo, medido em dias ou semanas, decorrido desde o início da ultima menstruação. Pelo que entendi, essa é a idade que o médico usa para estimar a data do parto, da última menstruação até a provável data do parto os médicos contam 40 semanas. Dessa forma e segundo o cálculo da tabela acima, eu poderia afirmar que estou com 8 semanas, quase 9... ou seja, em pouco mais e 20 dias (22 para ser mais precisa), no dia 19/04 eu já estaria entrando no 3º mês... guauuuu... será que é isso mesmo??? Tão rápido assim?

Bom... pelo que eu entendi, a previsão que o médico fez, se é certo o que ele disse sobre a provável data do parto, então essa leitura de que estou com 8, quase 9 semanas está realmente correta...

Então tá gente, resumindo, a idade embrionária, que era a que eu estava usando para medir e dizer quanto tempo eu tinha cada vez que alguém me perguntava, estava errada, ela não é a “idade” real da minha gestação. hihihihihi

Bom, acho que eh isso... e tudo o mais, inclusive as medições do BB e tudo o mais, pelo que eu entendi, será de acordo com a idade gestacional e não de acordo com qualquer outra idade, então, até que eu vá ao médico novamente (dia 12/04) deixo aqui expresso que hoje, 28/03, estou com 8 semanas (quase 9) ihihihihihihih.

Uauu... nem percebi que eu tinha escrito tanto esclarecendo algo tão simples, para os não-gestantes... sim... ressalto que é algo simples para os não-gestantes, porque para mim, tem exatamente a mesma complexidade que as demais questões que me assombram: Será que a minha barriga vai crescer? Será que ela vai crescer demais? Será que vai crescer pouco? Vou saber educar meu/minha filho/a? Vai ser menino ou menina? Quando vou conseguir saber, exatamente? O berço deve ser “aberto” ou “fechado”?

Enfim... acho que deu neh?
Espero, de coração, corpo e alma, que o próximo médico possa me ajudar a responder pelo menos algumas dessas questões que tanto me assombram... ihihihihih