Visualizações

sábado, 26 de março de 2016

VIVER CONECTADO OU SE CONECTAR PARA VIVER


Na escola do Davi é sempre assim: na hora da apresentação da turma dos filhos, os pais daquela turma têm prioridade para sentar na frente... para poder fotografar, filmar e assistir mais de perto... Na boa, quando a gente corre lá para frente pra assistir a apresentação dos pequenos é algo incrível... é tanta máquina, celular e afins direcionado aos nossos pimpolhos, que eu fico me perguntando: Será que alguém da família consegue ver a apresentação “ao vivo”, com todo o contexto, decoração que as professoras se esforçam tanto para fazer, e tudo o mais, ou será, que como eu, as mãezinhas presentes assistem apenas o quadradinho direcionado e focado em seu próprio filho?!

O meu mini-mim está na escola desde o maternal 1, hoje ele está no jardim 2, portanto tive quase 4 anos para perceber o quanto eu ando perdendo por assistir só o meu quadradinho.... ah, claro, quando chegamos em casa (assim que acaba a apresentação, na verdade – enquanto as outras turmas fazem suas apresentações) a gente já começa a compartilhar os vídeos e as fotos... primeiro no grupo das mães da turma, em busca de outras mamães que também compartilhem novos vídeos com outros ângulos de nossos pequenos (que perdemos porque estávamos focadas em fazer a melhor filmagem), depois nos grupos da família, facebook, instagram etc... Acaba que a apresentação passa, e depois? Quais as lembranças que ficam? A de uma tela de celular trêmula em nossa frente – sim, nós ficamos tremendo com a emoção de ver os mini-mins lá em cima do palco.... e nada além disso... agora me pergunta: e o ao vivo? E a oportunidade de olhar e viver aquele momento? Ahh... vamos reviver ao ver os vídeos depois, certo? ERRADO.... nada traz de volta o momento que passou.

Num momento em que estar conectado é o que vale, momento em que somos bombardeados por notícias 24 horas por dia, que queremos compartilhar tudo com os amigos que não estão presentes, as vezes esquecemos de compartilhar O MOMENTO com quem está ao nosso lado... com quem no momento é quem realmente importa... será que meu filho vai achar tão importante, quando ele tiver 20 anos, o fato de eu ter registrado todos os momentos, desde a gravidez até  hoje (ele ganhou a primeira janelinha semana passada).... ou será que pra ele vai ser mais importante eu me lembrar de tudo e poder contar os detalhes pra ele, não da forma como registrei, mas da forma como senti e vivi?!


As vezes é importante “pegar leve”, desacelerar, parar um pouco e pensar se estamos usando a conectividade a nosso favor, ou se estamos vivendo apenas para e por estar conectados. Okay, estar conectado é incrível, mas, viver o presente ao lado de quem nós amamos é quase uma daquelas propagandas de cartão de crédito que diz “não tem preço”.